Na hora de montar um orçamento para executar um móvel sob medida, existem muitos pontos para avaliação, que entram no cálculo do valor final a ser cobrado pelo marceneiro. Podemos destacar o valor da mão de obra e os materiais utilizados. Tão importante quanto um projeto bonito é que ele seja funcional e prático, nesse ponto o destaque vai para as ferragens utilizadas na fabricação do móvel.
As ferragens também podem ser responsáveis por levar qualidade e durabilidade ao móvel, não é à toa que cerca de 30 a 40% do valor de um móvel vem destes acessórios, escolhidos conforme as necessidades de cada projeto e cliente.
Então, como as ferragens podem influenciar no orçamento de um projeto de móveis? Se você tem essa dúvida, continue a leitura do texto e vamos entender um pouco mais sobre as escolhas das ferragens e o orçamento das mobílias.
Impacto das ferragens de móveis no orçamento de um projeto
A escolha das ferragens em um projeto de móveis pode influenciar no orçamento de algumas maneiras. Em primeiro lugar, quando falamos em qualidade e durabilidade, quanto mais elevado o custo das ferragens, mais elas possuem essas características, o que pode aumentar o custo inicial do projeto. Claro que de forma geral, existem ferragens, com custo/benefício excelentes no mercado.
Outra característica que aumenta o valor das ferragens é a sua tecnologia, algumas dobradiças e corrediças, por exemplo, podem ter sistemas de amortecimento, evitando que as portas e gavetas do móvel batam, ao serem fechadas bruscamente.
Também é possível encontrar dispositivos que possuem alta tecnologia, que oferecem ao cliente o conforto de ter em sua residência móveis com ferragens com automação. Como o sistema de elevação de portas Aventos, da Blum, que com apenas um toque elevam portas aéreas sem gerar esforços ao usuário. Basta saber qual a necessidade do cliente e quanto ele estará disposto a investir em seus móveis.
Quantidade de Ferragens
O preço de um móvel, também, pode ser afetado pelo seu design e estrutura, em casos que ele possui portas de correr, abrir ou gavetas. Isso ocorre pela diferença que cada tipo de armário possui, diferentes quantidades e tipos de ferragens, algumas das quais podem ter o preço mais elevado.
Em geral, armários com portas simples, que utilizam dobradiças, se tornam mais acessíveis, comparado às portas de correr, que precisam de trilhos. Além disso, a presença de gavetas também pode aumentar o valor do móvel, devido à necessidade de corrediças para sua operação. Por tanto, um armário baixo de cozinha com portas simples pode ser mais acessível do que um armário com gavetões.
Orçamento x Ferragens para móveis
Saber equilibrar o custo/benefício dos materiais utilizados, é indispensável para que o marceneiro possa oferecer soluções adequadas ao cliente.
Optando por ferragens de alta qualidade, é possível obter uma excelente experiência com a abertura e fechamento de gavetas e portas, assim como a estrutura interna e organização do móvel. Esse tipo de investimento é uma tendência atual que proporciona maior segurança quanto ao desgaste dos móveis, adaptando-se ao cotidiano dos usuários.
Em projetos com orçamentos mais equilibrados, existem diversas opções no mercado de ferragens, que de igual maneira são duráveis e de qualidade.
Uma dica importante para montar um orçamento de um projeto de móveis, é apresentar as opções ao cliente, um projeto com ferragens mais sofisticadas, com: corrediças invisíveis, sistema de amortecimento, dobradiças com amortecimento e puxadores com material e acabamento de melhor qualidade. Mas também, apresentar a opção de corrediças com roldanas ou telescópicas, dobradiças tradicionais, sem amortecimento. Desta forma ele pode verificar as opções que mais se adequa ao seu orçamento e as suas necessidades cotidianas.
Você está a procura de ferragens para os projetos de móveis dos seus clientes?
Conheça a loja online da Meta Ferragens ou entre em contato com nossa equipe!